domingo, 4 de setembro de 2011

Como aprender japonês gratuitamente!?


  Ao caro leitor

  Você gostaria de aprender japonês por curiosidade?

  Há um site muito bom, no qual você pode aprender japonês gratuitamente.

  Eis o site : O desafio da  Erim.


  Nesse site, você poderá assistir vários vídeos com legendas tanto em letras japonesas quanto em letras romanas. O que é bom para aluno neste site é que o aluno pode tirar e adicionar essas legendas quando quiser, conforme o nível dele.

  Por exemplo, você pode assistir um vídeo sem legendas na primeira vez ,com a intenção de testar sua capacidade de audição. Depois você pode assistir o mesmo vídeo com legendas para saber quanto você entendeu sobre diálogo.

  É claro que tem tradução de português do diálogo.

  Aliás, há até manga e exercício de cada vídeo. E você pode baixar tanto o texto quanto a audição gratuitamente.

  O site é bem elaborado. Eu posso lhe recomendar este site com toda certeza. Acredito que este site deve satisfazer aquele aluno curioso que queria saber um pouco sobre língua japonesa.

  Só que para aluno que quer aprender japonês mais profundamente este site não é muito adequado.

  Como o aluno vai aprender gramáticas baseado no diálogo da cada lição, o aluno não vai conseguir aprender gramáticas em ordem organizada. Assim, o aluno não vai conseguir adquirir a capacidade de formar frases utilizando palavras.

  Portanto, este site serve só para matar curiosidades daqueles alunos que querem conhecer um pouco da língua japonesa, ou serve como material complementar para quem já está estudando japonês utilizando outro livro didático.

  Eu tive um aluno que estudou japonês sozinho.

  Como ele tinha passado no antigo nível 3 da prova de proficiência da língua japonesa, ele conseguia se comunicar bem para minha surpresa.

  Só que eu notei algo estranho na fala dele.

  Ao falar com ele, me dava impressão de que eu conversava com um samurai. Porque ele falava japonês utilizando vocabulários bem antigos que os japoneses de hoje em dia jamais usariam.

  Aí eu questionei a respeito. Ele me respondeu que tinha aprendido japonês lendo livro escrito por Musashi Miyamoto, que era samurai famosíssimo do século 16.....

  Hahaha....

  Eu fiquei boquiaberta na hora....

                                                   Musashi Miyamoto

  Um brasileiro que fala japonês como se fosse samurai. Será que ele veio viajando no tempo??

  Parecia um personagem de anime....

  Bom. O que eu queria dizer com isso?

  Se você quer aprender a falar alguma língua estrangeira mais sério, seria melhor aprender com um professor, de preferência a aquele professor nativo.

  O professor serve tanto para explicar sobre gramáticas quanto para corrigir os erros dos alunos.

  O exemplo citado acima é um caso extremo.

  Contudo, estudar uma língua estrangeira por si só é um risco e tanto. Se você não quer se tornar samurai ou ninja, seria melhor aprender japonês numa escola ou com algum professor.

  ;)

Comentários
18 Comentários

18 comentários:

CaioF disse...

Já tinha visto esta personagem acho que no canal de televisão NHK, mas não conhecia este site!! Parece ser muito interessante!!
No meu caso, também estou aprendendo sozinho e para isso estou utilizando o livro 'Japonês em Quadrinhos' do Marc Bernabé e um curso muito bom de 25 vídeo aulas que achei na internet. É meio complicado achar um professor de japonês atualmente, seja por horário ou localidade das aulas... Mas quando eu aumentar um pouco meu nível no idioma tentarei procurar um! E nesta hora talvez eu já tenha acabado a faculdade também, o que facilitaria à procura...
Ah, e seu blog está muito bom!! Parabéns!!

Lilian disse...

Outra boa opção, bastante acessível também é o curso de japonês online da NHK World, com áudio e texto: http://www3.nhk.or.jp/nhkworld/portuguese/top/index.html
Trabalhei muitos anos na emissora e, no passado, fui também responsável por um segmento do curso, conhecido como "Leo no Japão".
Bom estudo!

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário,Caio!
Que bom que está estudando japonês!
Falta só praticar o que já aprendeu na vida real, o que reforçaria o seu estudo e dá mais incentivo para aprender!!
;)

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário,Lilian!
Trabalhava no NHK!?
Que legal!!
Eu conheço também o site do NHK, que é muito bom.
Acho que o site do NHK tem mais explicções de gramática, o que ajudaria o aluno entender japonês.
Que pena que não tem vídeo...
;)

Liziane Zimmer disse...

Ah! Takeuchi-san!

Obrigada por essa dica!! Eu venho tentando aprender um pouco de japonês, geralmente algumas exressões mais simples e quando assisto animes com o audio original em japonês eu consigo identificar algumas palavras em japonês. Eu queo mesmo aprender japonês mas como estou sem dinheiro agora, faço o que eu posso por conta própria. Inclusive esse curso que a Lilian falou, da NHK do Leo no Japão eu baixei e aprendi algumas coisas com ele, é bem útil!
Eu ainda não me sinto segura em expressar as frases em conversas com Japoneses, por que eu não tenho certeza se está correto. Na verdade eu não tive nenhuma com oportunidade de conversar com Japoneses. Quando eu vou lá na ACJ eu fico com vergonha, no máximo um "sayonara", quando eu vou embora. Mas mais do que a língua eu quero aprender e conhecer o comportamento dos Japoneses, o gestual, que também é importante. Por exemplo: o Ojigi, o olhar (no Japão é considerado falta de educação olhar diretamente nos olhos de alguém), até a aproximação...
Por aí você já vê que é bastante coisa para se aprender né?
Outra coisa: (me corrija se estiver errada por favor!!)Quando nos dirigimos a alguém que não conhecemos intimamente o correto é usar o sobrenome (por isso te chamo de Takeuchi).
Quero aprender estas coisas para poder falar com Japonses sem deixá-los sem graça ou desconfortáveis com a forma que eu falo. Acho que vou conseguir,pelo menos eu estou me esforçando!

Julia-Sama disse...

Olá!

Ahhhh!!!! Obrigado pelo site! Sempre gostei de linguas estrangeiras, principalmente japonês, e quero muito aprender. Ser auto didata é muito dificil, sempre tentei aprender varias coisas sozinha e nem sempre da certo...

Mas concordo que um curso é o melhor jeito de aprender. Alias, talvez pudesse dar alguma dica, de algum bom curso, com algum professor japones que tenha um blog, sabe? ^^ ficaria muito agradecida!

Yuki disse...

Oi,Julia!
PUC-RS e ACJ é um lugar bom para você aprender japonês!
;)

kiddolink disse...

Gostei do site da Erin. Os vídeos permitem legendas em inglês, romaji e japonês. Sem falar que dá para capturar o contexto das falas e observar o comportamento das pessoas.

Também estou usando outros sites que acho excelentes para estudar. São eles:
http://www.guidetojapanese.org/learn/complete

http://japanese-lesson.com/characters/hiragana

http://www.kanjisite.com/

Rafael disse...

alguns sites bacanas:

forvo.com (lá nativos de várias línguas colocam a pronúncia de palavras como se fala de verdade.Tem bastante palavras em japonês)

tangorin.com (dicionário japonês-inglês muito bom, com kanji passo-a-passo)

japanese-flashcards.com (vc se inscreve e aprende umas frases por dia, via e-mail)

Lady Baginski disse...

Aqui na minha região tem curso de japonês no PLE da UCS, só que esse programa de língua estrangeira é muito caro para alunos simplórios, então eu pessoalmente ainda fico com a memorização que adquiri sem querer vendo animes e as tentativas de ler musashi... xD

Takeuchi-sensei (imagino que esse seja o sufixo correto para um professor, considerando que estou aprendendo bastante lendo esse blog), obrigado pelo blog, é um informativo de excelente qualidade.

Yuki disse...

Obrigado pelo comentário.
Já fui UCS uma vez há 7,8 anos.
Sei quem é professora também.
;)

Bruno Roxo disse...

Para quem mora em São Paulo, como eu, há um lugar chamado Bunkyo, localizado no bairro da liberdade, lá há curso de nihongo ;)

Bruno Roxo disse...

se não me engano, é pela aliança cultural, ou algo do tipo :D

Anônimo disse...

Oi, eu sempre tive uma grande curiosidade de ver japoneses escrevendo... Eu quero ver rsrs, vocês escrevem normalmente usando os ideogramas?


Lee~

PHOXXAS NOBODY disse...

gente, preciso desse livro totalmente em kanji e kaná, alguem sabe onde encontro? poderiam me indicar?
YOROSHIKU ONEAGISHIMASU!
E MAIS
quem tiver interesse em outro metodo pode ir em
www.nhk.or.jp/portuguese la tbm tem aula! de nihon go^^

bye bye

Mika disse...

ri muito com seu último comentário rsrsrs, bem eu estou aprendendo o básico do japonês sozinha (meu pai não tá podendo pagar um fessor particular ou até msm um curso agora)e também uso os animês como ferramenta, mas um colega meu do site Lang-8 falou que num é muito bom eu ficar me centrando em animÊs porque ali tem muita coisa que se eu falasse pra vocês japoneses, vocês poderiam interpretar mal (isso é verdade, porque para mim, acho que é somente um modo informal e cheio de gírias de se falar como aqui no brasil ou em qualquer outro país sabe?!)

Ozu disse...

Comecei a estudar esta semana pois gosto muito do cinema japonês, minha intenção é poder assistir os filmes dos anos 50-70, principalmente os de samurai. Minha duvida é quanto ao idioma retratado nesses filmes, eles diferem muito do japonês moderno?

Yuki disse...

Sim,são diferentes.
Você não tem nenhuma necessidade de aprendê-lo.
;)

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics