sexta-feira, 9 de setembro de 2011

Facebook é aceito pelos japoneses!???

  Ao caro leitor

  Você usa ORKUT no dia-a-dia?

  Ou por acaso, você está usando FACEBOOK que está na moda agora???

  Eu era uma pessoa absolutamente contra essas redes sociais antes, pois eu achava que criar uma conta na rede social era mesma coisa que deixar pessoa estranha invadir minha privacidade.

  Só que quando uma amiga insistiu para eu abrir uma conta no ORKUT há 3 anos e meio, eu decidi criar uma conta no ORKUT acreditando nas vantagens que ela enfatizava.

  Na época, a grande maioria dos meus conhecidos já tinha ORKUT há bastante tempo. Contudo, ORKUT era uma novidade e tanto para mim.

  Recebendo várias orientações sobre usos pelos meus alunos, eu me diverti durante primeiro 5,6 meses como se fosse adolescente feliz, colocando as fotos, vídeos preferidos.

  Entretanto, eu fui perdendo interesses pela ORKUT com o passar do tempo.

  Há cerca de um ano e meio, eu fui convidado por um amigo para eu abrir uma conta no FACEBOOK. Na época, brasileiros que utilizavam FACEBOOK era bem poucos ainda e não tinha quase nenhum japonês.

  Como eu já tinha experiência de rede social no ORKUT, eu não tinha tantos medos contra outra ferramenta nova da rede social :FACEBOOK, apesar de não saber o que era naquele momento.

  Quando eu entrei no FACEBOOK pela primeira vez, eu não entendi muito bem sobre como usar esta ferramenta nova e não gostei nem um pouco tanto da fucionalidade quanto da visual.

  Portanto, eu nem mexia a conta do FACEBOOK há bastante tempo e só acessava quando às vezes recebia um convite de um conhecido....pois nem pensava que FACEBOOK ia se popularizar tanto em pouco em pouco tempo.


  No Japão tem uma rede social chamado Mixi que tem 23,37 milhões de usuários na data de 31 de março de 2011. Nesta rede social, o usuário dificilmente coloca seu nome verdadeiro ao criar uma conta e não coloca sua foto. A graça do Mixi era fazer amizade virtual entre pessoas desconhecidas com quem tem algo em comum.

  Ou seja, a privacidade estava protegida até certo nível. Portanto, os usuários podiam fazer “amigos” sem arriscar e a grande maioria desfrutava esse ambiente virtual “protegido”.

  Mesmo depois que FACEBOOK começou a dominar a rede social dos países asiáticos, muitos especialistas diziam que FACEBOOK não conseguiriam derrubar a hegemonia da rede social de Mixi, argumentando que os usuários japoneses não conseguiram se adaptar à FACEBOOK, na qual o usuário precisava se identificar ao criar uma conta.

  Entretanto, desde final do ano passado, eu comecei a receber convites dos amigos japoneses do Japão, além dos amigos brasileiros.....

  Segundo o levantamento feito pela empresa chamado Cereja, o número de usuário registrado em agosto foi de 4,142,380 pessoas com o aumento de 6,3 % em relação ao mês anterior. Se comparar este último número com o número no início deste ano, o aumento era mais de 1,3 milhões!!

  Segue uma tabela que eu fiz baseado nos dados da Cereja, na qual você pode verificar o aumento significativo de número de usuário do FACEBOOK no Japão em 2011. 


  Ao comparar este número de usuário do FACEBOOK com o número de usuário do Mixi, o número ainda é muito modesto. No entanto,enquanto Mixi fica estagnado num patamar, se o FACEBOOK coonseguir aumentar  o número de usuário neste rítimo, poderá alcançar o número de Mixi em futuro próximo.

  Falando nisso, segundo a revista Isto É Dinheiro pela primeira vez o Facebook fechou um mês na frente da rede social do Google em número de usuários.

  A rede social dominado por ORKUT no Brasil foi derrubado pelo FACEBOOK.

  A mesma coisa pode acontecer no Japão também.

  No entanto, independente do que vai acontecer no mundo de rede social daqui para frente,nós precisamos saber utilizar a nova ferramenta de maneira correta.

;)


Comentários
9 Comentários

9 comentários:

Diana disse...

Eu usei orkut por uns anos. Vi num programa sobre tecnologia falando do Facebook que tinha acabado de ser criado. Não perdi tempo e fiz minha conta, quase não havia brasileiros lá. Larguei ele pois, assim como você, eu ficava um pouco perdida nos comandos, links e etc. Só troquei o orkut pelo facebook quando os meus amigos e familiares passaram a usar a ferramenta.

Gosto das redes sociais pois dá pra conversar com quem talvez nunca vamos conhecer. E o Facebook/Orkut tem suas opções de privacidade ne

Bye bye
Diana

Marcelo F. disse...

Também não sou muito chegado em redes sociais... tenho Facebook e só o tenho pois muitos de meus amigos tem também, mas não uso muito. Tinha Orkut e parei de usá-lo, pois não via graça nenhuma. E como a Diana disse, existem as opções de privacidade... eu restrinjo o máximo possível, só para quem tenho 'adicionado' mesmo.

Marcelo

Yuki disse...

Obrigado pelos comentários,Diana e Marcelo.
Pelo jeito, os brasileiros estão imigrando do ORKUT para FACEBOOK,ne?
Quando um concorrente começa a ganhar força, fica difícil de parar isso..
;)

Julia-Sama disse...

Ola ^^

Eu tenho meu Orkut a mais de 5 anos, do tempo em que precisava de convite kkkk. Sempre adorei o orkut, e por que sou menor de idade (ainda sou, imagina então quando entrei..) nunca coloquei meus dados reais. Assim que me protejo =)

Atualmente continuo no orkut, mas tenho uma conta no facebook. porém não me acostumei e duvido que eu me acostume um dia =/

Nana disse...

Gostei do seu blog - adoro conhecer sobre as diferenças culturais :D
Estou lendo muitas e muitas postagens e estarei acompanhando de hoje em diante.
Sou Mariana, da cidade de Cascavel, no Paraná!

Yuki disse...

Oi,Mariana!
Obrigado pelo comentário.
Espero que meus postes lhe ajudem de alguma maneira.
;)

Unknown disse...

Facebook tá mesmo na moda, traz diversos recursos que o orkut não possui. Orkut tá perdendo a preferência entre os brasileiros.

Ainda uso o orkut, como fake(adoto a postura dos japoneses no mixi; é realmente muito mais divertido, rsrsrs), por causa das comunidades.

No facebook, apesar de existir o mesmo recurso, o pessoal ainda não faz o uso aadequado.

Criam páginas ou usuários em vez de grupos. :/

Fica tudo bagunçado...
Chego a ficar tonto com tantas informações ao mesmo tempo.

Além disso, não há muitos fakes por lá. (que caretice!!)

michele disse...

ultimanteo orkut está osoleto, acho que um dia irei mostrar pros meus filhos, o FB está na moda agora, mas nao sei nao jajá surge outro melhor e é terrivel que algumas pessoas curtem falar td que fazem desde a hora que acordam ate a hora que vão dormir! ah e tem muitos japas no face tem uns que adoram tirar otos de comida e publicar. hehhehe

Otaku Kurama disse...

Olá Yukie-chan e pessoal que acompanha o blog.

Eu só uso orkut para falar com uma amiga, mas até foptos eu não compartilho mais.Facebook eu ainda tenho que atualizar as minhas informações...Eu uso o twitter e uma Social Network pouco conhecida no Brasil, mas que muitos otakus usam...já que o mixi precisa de e-mail de celular etc.A rede social que eu gosto bastante é o Ameba!!

No Ameba é possível criar um blog, o Ameblo, onde você pode postar mensagens do dia a dia e outros assuntos, sem contar o pigg, onde você pode online falar com outros Japoneses!!

Sobre segurança, eu sou muito especialista nessa parte, uso o pseudônimo de Aka Kurama.Minha idade é ?? e eu moro em Osaka(claro que nestas informações) e eu acho que colocar data de nascimento errada etc. não é mentir, você só não está expondo sua verdadeira indentidade, e isso não é ser fake.

Obrigado, Aka Kurama.

me procurem no Ameba:

Blog:redtsubasa
Ameba Name:赤蔵馬

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics