segunda-feira, 3 de outubro de 2011

Você não quer conhecer a história japonesa assistindo anime?!


  Ao caro leitor

  Você conhece a história japonesa da idade moderna?

  Para quem quer conhecer mais sobre o Japão, eu gostaria de lhe recomendar um anime, no qual mostra como foi a história do Japão da segunda metade do século 16 até o início do século 17.

  Eis Hyouge mono.


  Você conhece  alguns nomes japoneses dessa época?

  Três grandes nomes que marcaram a época surgiram nessa época.Vou lhe apresentar eles com fotos a seguir.

                                             Nobunaga Oda ( 1534 - 1582 )

                                         Hideyoshi Toyotomi ( 1536 -1598 )

                                            Ieyasu Tokugawa ( 1542 -1616 )

  Eu não vou explicar o que cada pessoa fez. Entretanto, exceto Nobunaga que foi assassinado pelo braço direto Mitsuhide Akechi quando estava preste a dominar o Japão, as outras duas fundaram sua própria época como líder do Japão na época.

  Ao contar a história essa época, normalmente o autor coloca um dos três pessoas citadas como protagonista normalmente.Só que o autor do anime “Hyouge mono” adotou duas coisas incomuns.

  O primeiro ponto diferente é que o autor determinou Oribe Furuta como protagonista. Oribe era um samurai de pequena importância. Só que ele serviu aos todas as três grandes liders citadas acima.

  Isso quer dizer que ele tinha talento para se virar em qualquer situação, na época cheio de guerras que  mudava lider nacional frequentemente.

  Enxergar a história japonesa do idade moderna do ponto de vista do Oribe que serviu a três lider é muito interessante até para japoneses.

  O segundo ponto diferente é que este anime trata mais cerimônia de chá, artes, obras, etc do que guerra, o que não é nada comum neste gênero  de anime, novela,livro,etc.

  Oribe gostava tanto da cerimônia de chá, utensílios utilizados para chá, artes,que acaba se tornando aprendiz do grande mestre de chá Sen no Rikyuu. Aliás, após a morte do mestre, Oribe tornou-se a pessoa de grande importância na área de chá.

  Para quem gostaria de aprender um pouco a mais sobre o que tem atrás da história japonesa,vale a pena assistir " Hyouge Mono". De repente,este anime pode te incentivar a interessar ainda mais pelo Japão.

  Por último, gostaria de lhe apresentar quanto estes três pessoas citadas são infulentes no Japão, através de tipo poesias famosíssimas , com quais você poderá conhecer as personalidades bem distintas de cada pessoa.

  Seguem as traduções em português.
 
  “Se o pássaro não cantar, eu o mato” ( Nobunaga Oda )
  “Mesmo que o pássaro não cante, eu vou fazer ele cantar” ( Hideyoshi Toyotomi )
  “Se o pássaro não cantar, eu esperarei até ele cantar” ( Ieyasu Tokugawa )
  Deu para  entender as diferenças de personalidades de cada um?

  No Japão, vende-se muitos livros de negócio ou administração inspirado nas diferenças de pensamento desses três pessoas como líder, o que eu não vejo aqui no Brasil.

 " Hyouge Mono" é uma das interpretação da idade moderna. Aliás, quando a gente descreve a história, sempre é uma versão de muitas interpretações do passado.

  Eu já tratei sobre isso no outro post ao apresentar-lhe outro anime "Jipang" com título "Se o Japão tivesse vencido a segunda guerra mundial...."

  Você se interessou pela história japonesa da idade moderna???

   Então, que tal assistir " Hyouge Mono"?

  ;)



Comentários
8 Comentários

8 comentários:

Henry Suzuki disse...

Yuki-san!
Era exatamente oq eu precisava :D
Quero conhecer a história japonesa, já q nas escolas brasileiras ñ aprendemos quase nada sobre isso...
Me interesso mto pela época do Sengoku (ta certo?)! Eu quis jogar um jogo para PC chamado "Shogun Total War 2", que trata justamente do Sengoku. Só q ñ consegui jogar pq meu pc ñ rodou xD
Vou baixar o anime com certeza!
Arigatou gozaimasu :P

kiddolink disse...

Oh, que legal! Vou começar a assistir. Realmente tenho forte interesse na história japonesa, quero compreender como sua mentalidade e cultura foram moldadas. Aproveitando a ocasião, para quem não assistiu, recomendo que assistam o Filme The Last Samurai. Lá retrata muito bem de onde surgiu toda a disciplina, devoção e honra da nação japonesa. Características oriundas do Bushido, o código de honra dos Samurais. Basicamente, incorpora doutrinas, conhecimentos e costumes do Budismo, Xintoísmo e Confucionismo.

Anônimo disse...

Muito bom esse tópico. Eu tava até dando uma lida no wikipedia sobre as 3 pessoas. Gostei muito das 3 poesias representando a personalidade de cada um. Provavelmente verei esse anime.

Yuki disse...

Obrigado pelos comentários.
Na verdade, eu estou assistindo este anime agora.
Aí eu descobri que a história contada neste anime é um pouco diferente da história que eu aprendi na escola.
No final das contas,este anime é uma ficção e não passa de uma interpretação pelo autor.
Mas,vale a pena assisti-lo.
A protagonista Oribe é muito ambicioso e engraçado, o que acaba provocando cenas engraçadas.
;)

Anônimo disse...

Não tem como animes (desenhos, ou filmes também) serem fiéis a história verdadeira. Só que o simples fato de ele falar um pouco da história real, mesmo com certa simplicidade, já atiça um pouco a curiosidade e faz com que as pessoas procurem saber mais sobre o assunto.

Anônimo disse...

eu acho que vc se enganou quanto ao nome do traidor,eu acho que se chamava mitsuhide akechi

Yuki disse...

Obrigado pela correção.
Sim, era Mitsuhide Akechi.
Eu me enganei!!
Obrigado.
;)

押田 ~龙 disse...

Hehe adorei as frases interessante mesmo o anime, mas sabe observei que a maioria conhece mais ate a historia dos japão antigo do que a língua e os costumes em si, ou as vezes conhece um e não conhece outro acabam por aprender pela metade. Particularmente acho contexto todo importante principalmente para quem estuda a língua e faz traduções ate pq se vc não souber a historia e entender a cultura muitas traduções podem não ter sentido se o tradutor não sabe de onde veio tal expressão e o sentido que ela tem para os japoneses muitas vezes se torna mais abstrato para o pensamento ocidental...So uma observação que fiz...

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics