sexta-feira, 6 de fevereiro de 2015

Entrevista com Daniel que viajou para o Japão pela primeira vez!?



  Ao caro leitor

  Daniel, um dos alunos da primeira turma de japonês da PUC-RS que eu assumi em 2001, logo depois que eu me mudei do interior para Porto Alegre, foi para o Japão pela primeira vez junto com sua esposa em novembro passado, realizando seu sonho desde sua adolescência.

  Eles viajaram pelo “quase” Japão inteiro durante 1 mês e pousaram até na casa dos meus pais durante dois dias.


  Eu propus a entrevista para Daniel sobre viagem ao Japão e ele aceitou essa entrevista com prazer.

  Muito obrigado pela sua disponibilidade,Daniel!

  Acredito que essa entrevista seja útil para quem quer viajar para Japão.

  Segue a entrevista.

-----------------------------------------------------------------------------------------------------------------

  1. Quais cidades você visitou nesta viagem para Japão e qual cidade você gostou mais?

  Tokyo, Sendai, Yamagata, Morioka, Aomori, Hirosaki, Hakodate, Sapporo, Niigata, Nagano, Yamanouchi, Matsumoto, Kyoto, Osaka, Nara, Ise, Nagoya, Tokyo (novamente) e Tsukuba.

  Muito difícil responder qual gostei mais... Posso no máximo fazer um top 5 (em ordem alfabética):
Kyoto, Nara, Osaka, Tokyo e Yamagata

  O que posso dizer é que gostei do Japão como um todo!

  2. O Japão era como você imaginava?

  Não, era muito melhor do que eu imaginava!

  3. Você conseguiu se comunicar em japonês com os japoneses?

  Sim, mas a idéia que as pessoas mais velhas falam mais devagar e por isso é mais fácil de entender não funciona lá. As pessoas mais velhas falavam um japonês muito mais difícil de entender, e na maioria dos casos falavam muito mais rápido. As pessoas mais jovens além de falarem mais devagar para me auxiliar a entender, utilizavam palavras e estruturas frasais mais fáceis, desse jeito consegui conversar muito com os nativos.

  4. O que você achou sobre os japoneses?

  Os japoneses no geral são bem reservados, mas um “konnichiwa” e um sorriso davam abertura pra muitas conversas, e deu pra perceber que eles gostam de conversar e querem saber de onde vim, e como é o Brasil.

  5. Tem algum episódio interessante que gostaria de contar?

  Tivemos sorte desse ano, por ser o 80º aniversário do imperador, abrirem mais cedo os jardins do palácio imperial (normalmente abertos somente nos dias 23 de dezembro e 1 de janeiro). Nessa ocasião estava tendo uma exposição das fotos que o imperador tirou durante sua primeira viagem fora do Japão e alguns tesouros. Nos jardins e na exposição tinha muita fila, mas dentro do salão de exposição existiam filas que iam passando do lado do vidro que protegia as relíquias, mas além das filas andarem devagar, muita gente furava a fila (e estou falando de idosos japoneses). Cansado da fila que andava muito devagar, eu aproveitei a minha altura e saí da fila, ia andando fora dela no meu ritmo, enquanto olhava por cima das cabeças das pessoas.

  Na última fileira de fotos e presentes recebidos pelo imperador, uma senhora com 1,50 metros de altura ou menos, que estava na fila, começou a me empurrar no ritmo da fila (mesmo eu estando fora da fila). Ao chegar no fim do vitral, onde tinham muitos recortes de jornal, e textos explicativos, eu parei para ler, e sentindo que ela queria continuar me empurrando, eu firmei meus pés no chão. Nesse momento ela usou as duas mãos pra me empurrar, e não conseguindo, olhou pra cima, fez uma careta pra mim e um som como “tsc”, saiu da fila e foi embora.

  Não entendi porque ela fez isso, se eu não estava no caminho de ninguém, e justamente nesse momento estava andando mais devagar do que a própria fila. De qualquer forma achei esse episódio muito peculiar.

  6. Você quer visitar o Japão mais uma vez? Caso sim, quais cidades você gostaria de vistar na próxima viagem?

  Com certeza! Gostaria de conhecer algumas regiões que não tive oportunidade de visitar como Shoryudo, sudoeste de Honshuu, Kyuushuu, Shikoku e Okinawa. Além disso, gostaria de voltar pra Ise, Yamagata, Nagano, Matsumoto, Kyoto, Tokyo, Tsukuba, Nagoya.

  7. O que você não gostou no Japão?

  A dificuldade de encontrar informações sobre os feriados do Japão e dias de folga das cidades foi algo que trouxe alguns inconvenientes para nos, como por exemplo, ficamos dois dias em Nagoya, mas como o segundo dia era o dia de folga da cidade, diversas atrações não abriam, e por causa disso acabamos somente visitando o castelo no primeiro dia, e no dia seguinte fomos embora de manhã.
Outro episódio que isso causou algum problema foi em Kansai, que pegamos durante um feriado nacional, então foi muito difícil conseguir vaga em hotel na região, e por causa disso deixamos de visitar várias cidades que originalmente tínhamos planejado.

  8. O que você achou sobre culinária japonesa? É diferente da comida japonesa no Brasil?

  A comida japonesa do Japão é muito boa e totalmente diferente do que estamos acostumados no Brasil. A lista é muito grande, então vou citar somente seis pontos:

1)    Comida sempre nova e fresca. À noite em muitos bares, restaurantes, mercados, dava pra ver dúzias de sacolas com comida jogadas no lixo. A comida mais “velha” que vimos/comemos era do dia anterior em um restaurante, pois como era o dia de folga daquela cidade, o peixeiro não tinha vindo naquela manhã entregar frutos do mar frescos.

2)    Já sabia que Sushi e sashimi são comidas para algumas ocasiões somente (happy hour, por exemplo), e lá é muito caro, pagando de três a nove dólares por peça de nigirizushi. Descobrimos que se indo a um bar de sushi na hora do almoço eles fazem conjuntos de sushi na hora por bem menos, mas a noite o preço muda e fica caro. Um exemplo foi um sushi bar que fomos no almoço e pagamos 13 dólares por 13 peças, e a noite essas mesmas 13 peças passavam a ser 41 dólares. Mesmo assim o sushi lá é muito mais gostoso, por causa do arroz melhor, vinagre de sushi na medida exata, e frutos do mar sempre frescos.

3)    Yakisoba: Não tem comparação com o que comemos aqui. A massa tem um sabor excelente por si só, e os ingredientes só melhoram. Pedimos yakisoba de sal, que é o mais simples, em diversos lugares do Japão e ganha disparado de qualquer um que tenha comido aqui no Brasil, no sul, sudeste e nordeste.

4)    Massas: Ramen é o nosso miojo, mas lá é muito mais gostoso, mas bem mais gordurento. Talvez o que tenhamos comido não fosse o melhor, e só comemos uma vez. Udon e soba são sempre servidos novinhos, não vi pra vender massa que não fosse fresca, inclusive em diversos lugares dava pra ver o cozinheiro preparando (com farinha e água) e cortando o macarrão que ia ser servido.

5)    Dia a dia: Macarrão ensopado com algum fruto do mar ou cogumelo por cima, essa é a principal refeição dos japoneses fora de casa. Em alguns lugares dava para pedir arroz branco e misoshiro para acompanhar. Outro prato que vimos bastante é uma cumbuca grande de arroz com legumes e carne por cima. Esses são pratos rápidos, que custam entre 3 e 13 dólares.

6)    Temakizushi: Conhecido aqui no Brasil por Temaki, simplesmente não existe lá comercialmente. É um prato super simples de fazer, então as pessoas fazem em casa. Não tinha nem opção de comprar em todos os lugares que fomos.

  9. O que você comprou lá no Japão?
  1.   Lego com preço muito próximo ao dos EUA, e em alguns casos bem mais barato.
  2.  Yakimono: Porcelana e cerâmica. Fomos a um festival que estava tendo em Jingu Gaien em Tokyo, e entre muitas lojas de comida, e algumas lojas muito caras de porcelana, encontramos uma tenda que estava com promoções. Com menos de 100 dólares compramos vários pratos, tigelas, cumbucas e xícaras.
  3.   Aparelho de massagem para os ombros e costas.
  4.   Livros, pra ver se eu me puxo mais pra aprender a ler kanjis.
  5.   Chocolates diferentes, como por exemplo, Kit-Kat de wasabi e Pocky de chá verde.
  6.   MUITOS imãs e postais de todos os lugares que visitamos.
  10. Como foi Home Stay no Japão?

  Foi bem divertido! A principio íamos de táxi até a casa, mas no fim decidiram ir nos buscar, o que facilitou bastante. O bairro onde era a casa era bem peculiar com casas grandes em muitos estilos diferentes. Nos receberam muito bem e ficamos muito bem instalados. Comemos comidas típicas, e nos levaram para conhecer diversos pontos de Tsukuba. Gostaria de voltar lá mais uma vez para explorar com calma esses lugares (o que não foi possível devido ao curto tempo que ficamos). E claro, conversamos muito o tempo todo!

  11. Tem alguma lição que você aprendeu nesta viagem?

  Transformar a escala nos EUA em uma pausa de uma ou duas noites. 34 horas direto pra ir e 30 pra voltar é muito desgastante.

  12. Qual conselho você daria para quem vai viajar para o Japão pela primeira vez?

  Se possível, aprenda um pouco a língua. Sem saber, uma viagem pro Japão já é muito divertida, sabendo, fica mais divertida ainda.

  Planeje a viagem com antecedência. Reservando hotéis com 2-3 meses de antecedência, se consegue preços incríveis, mesmo em cidades turísticas.
 
  ;)


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics