quarta-feira, 11 de março de 2015

Quando em Roma, faça como os romanos!?

  Ao caro leitor

  Você atravessa uma avenida mesmo no sinal vermelho?

  Quando eu vi muitos brasileiros atravessando uma avenida ignorando sinal vermelho pela primeira vez, eu fiquei muito chocado e pensei o seguinte.


  “Por que não obedecem às regras de trânsito?Assim, não tem como manter segurança nas ruas!!”

  Entretanto, com o passar do tempo, eu também acabei pegando esse hábito de brasileiros pouco a pouco.Então,mesmo no sinal vermelho, caso eu não enxergar nenhum carro vindo na minha direção, eu atravesso avenida hoje.

  Eu faço isso porque a minha vida não está sendo ameaçada.

  Quando eu morava no Japão, eu jamais atravessava avenida ao enfrentar a mesma situação.

  Porque atravessar avenida durante sinal vermelho é desobedecer às regras de trânsito, o que é considerado como mau comportamento.

  Eu não estou querendo lhe dizer que eu sou gente boa.Por incrível que pareça, a grande maioria dos japoneses também não atravessaria avenida na mesma situação.

  Pelo qual motivo?

  O primeiro motivo é que isso é considerado como ato sem educação, violando a legislação de trânsito.

  O segundo motivo é que as outras pessoas também não atravessam avenida.Ou seja, se só você atravessar avenida diante das outras pessoas olhando você, você sentirá muito vergonha de fazer isso e até pode ser criticado por alguém.

  Há até um lema famoso que descreve sobre uma situação como essa.

  Akashingou Minnade Watareba Kowakunai ( 赤信号 みんなで渡れば 怖くない ).

  Mesmo que o sinal esteja vermelho,caso todas as pessoas atravessarem avenida juntos, não sentirão medos.

  Para os japoneses, este lema é considerado como piada.Então, os japoneses não colocam isso na pratica.

  Entretanto, para os brasileiros, este lema não é uma piada mas uma realidade.

  Eu segui o comportamento dos brasileiros, pois eu não vi nenhum sentido de ficar esperando na calçada até que sinal vermelho mudar para sinal verde mesmo sem trânsito de carro.

  Quando em Roma, faça como os romanos ( gouni ittewa gouni shitagae, 郷に入っては郷に従え ).

  Se você permite eu fazer uma desculpa furada, eu segui um provérbio citado acima e acredito que nós precisamos fazer isso, querendo ou não querendo, quando nós mudamos para outro lugar ( país ).

  Ou seja, caso você decide morar no Japão, seria melhor imitar os comportamentos dos japoneses até certo nível mesmo que você não queria.

  Só que eu ainda não consigo acreditar nos comportamento dos brasileiros que tentam atravessar avenida apesar de ter muito trânsito de carros, independente do sinal.

  Aquele é praticamente suicídio mesmo!!

  Motoristas que desrespeitam sinaleiros.Pedestres que não respeitam às regras de trânsito.

  Num país onde não é exigido pontualidade, 20 segundos ou 1 minuto vai fazer alguma diferença na vida?Vale a pena arriscar sua vida só para poder atravessar avenida mais rápido do que os outros?

  Como eu já tratei num post no meu blog, o valor de uma vida é muito baixo no Brasil.

  Aliás, não adianta receber muito dinheiro por causa da sua morte.

  ;)


Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics