quinta-feira, 7 de janeiro de 2016

Como você ensinaria hiragana para uma aluna de 5 anos!?

  Ao caro leitor

  Dar aula de japonês para estrangeiros é maior prazer para mim.

  Em 1998 eu começei a dar aula aos descendentes de japonês numa colonia japonesa do interior de São Paulo.


  Eu era único professor e tinha cerca de 20 alunos na escola.

  A grande maioria era Nissei ou Sansei ( filho de japonês ou neto de japonês ), cuja faixa etária era entre 7 anos e 15 anos.

  Havia uma aluna brasileira, que era professora aposentada de 55 anos e frequentava à escola todas as manhãs, de segunda-feira até sábado.

  Eu tentava ensinar “japonês” para essa senhora em português bem simples, pois eu não falava quase nada de português.Parecia que ela sentia simpatia comigo e me explicava sobre várias coisas do Brasil, com muita paciência.

  Como ela já tinha certa idade, ela tinha muita dificuldade em aprender japonês.

  Os alunos mais novos eram pestinhas.

  Bah! Como foi difícil lidar com eles,pois eles bagunçavam muito durante “aula”.

  Parecia que eu estava no zoológico. ( Desculpe pela expressão.Mas,não estou querendo ofender meus alunos queridos. )

  Eles eram bem enérgicos.Não conseguiam ficar sentados nas cadeira há mais de 30 minutos.

  Como a duração de aula era de 90 minutos, eu precisava fazer outra atividade além de “aula” de japonês, tipo brincadeiras tradicionais do Japão tais como Darumasan ga Koronda, pula-corda, pega-pega ( Keidoro ) .....

  Eu ainda era novo na época ( 25 anos ).Por isso, eu conseguia acompanhar eles e podia brincar juntos.

  Posso lhe dizer que eu era mais instrutor de recreação do que professor de japonês.

  “Eu vim ao Brasil para fazer essas coisas!?”

  Eu me questionava na época.

  Ah! Ensinar Hiragana para uma aluna de 5 anos que nem sabia ler alfabetos era bicho de 7 cabeças.

  Tan, tan, tete,tan, tan, tete, chararaaan,chararaaan…

  Tocava a música do filme missão impossível na minha cabeça....

  Foi experiência única que eu jamais esquecerei.

  Se não me engano, ela conseguiu aprender todas as Hiraganas.Mas, demorou tempão.

  Do meu fundo do coração, eu admiro professores da escola infantil.

  ;)

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics