segunda-feira, 4 de janeiro de 2016

Escrever letras bonitas é um negócio que dá dinheiro no Japão!?

  
  Ao caro leitor

  Você sabe que escrever letras bonitas é um negócio que dá dinheiro no Japão?

  No Brasil, saber escrever letras bonitas não faz nenhuma diferença,não é?

  Quem gosta da cultura japonesa deve saber que há aula de caligrafia ( Shuji, 習字 ) no ensino fundamental.

  Aliás, havia concurso de caligrafia sempre no início do ano.

  Durante férias de inverno, eu sempre tinha que escrever uma palavra ou uma frase determinada pela escola no papel especial e entregá-la ao professor da turma ao iniciar último trimestre do ano letivo para competir com os outros.

  Quem escereve letras mais bonitas foi premiado. E a obra de quem escreveu letras mais bonitas do mesmo ano foi mandada para concurso nacional.Ás vezes um aluno da escola ganhou até no concurso nacional e recebia o prêmio diante de todos os alunos.

  Infelizmente minhas letras eram feias,são feias ainda hoje e serão feias pelo resto da minha vida.

  (OBS : Eu te aconselho a tentar escrever letras japonesas bonitas desde primeira aula.)

  Então, eu nunca ganhei no concurso de caligrafia. Eu fui "classificado" só uma vez na categoria de caligrafia que se usa lápis, na minha turma que tinha 40 alunos....

  Bom. Normalmente quem ganhava prêmio no concurso sempre foi aquele aluno que aprendia caligrafia na escola de caligrafia ( Shodou kyoushitsu, 書道教室 ). 

  Sim. Há escola privada na qual as crianças ( ou adultos ) aprendem caligrafia no Japão.

  Shodou kyoushitsu era bem comum quando eu era criança, pois a tinha até na minha cidade cuja população era de 20 mil.

  No entanto, eu tenho impressão de que o número de escolas deste gênero tem diminuido bastante nas últimas décadas.

  A primeira razão seria a queda de número de crianças.A segunda razão seria desvalorização ao respeito de letras bonitas devido ao surgimento do computador, que fez com que diminuisse a chance de escrever letras no papel.

  Claro que existe caligrafo reconhecido que ganha fortuna escrevendo só uma palavra ou uma frase...

  No entanto, hoje em dia, deve ser difícil sobreviver só ensinando caligrafia para interessados na escola particular.

  Eu achei um canal através do qual você pode aprender caligrafia gratuitamente.

  O administrador do canal é rapaz novo aparentemente.

  Mesmo que não entenda nada do que o administrador do canal está explicando, você pode aprender como se escreve Hiragana, Katakana e Kanjis, inclusive as ordens de traços.

  Você pode aprender as ordens de traços de Hiragana no seguinte vídeo.


  Eu imagino que ele começou a postar vídeos no Youtube para poder ter mais alunos.

  É uma maneira legal de mostrar seus trabalho,ne?

  ;)
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics