segunda-feira, 21 de março de 2016

TCC é obrigatório no Brasil!?


  Ao caro leitor

  Na faculdade onde você estuda ou estudou, TCC era obrigatório?

  Que eu saiba, na época em que eu acabei de chegar no Brasil, em 1998, TCC era facultativo.Dependia do curso.


  No entanto, parece que TCC se tornou obrigatório para os universitários de todos os cursos no Brasil ultimamente,ne?

  No Japão, TCC era obrigatório para todos os universitários de todos os cursos, pelo menos nos anos 90, a época em que eu me formei e acredito que ainda é obrigatório.

  Os estudantes precisavam escolher seu orientador preferido conforme o tema que escolheram para TCC no penútimo ano do curso.

  Eu também escolhi um tema e minha orientadora.

  Entretanto, eu não tinha nenhuma vontade para escrever TCC e nem sentia nenhuma expectativa por parte da minha orientadora.

  Aliás, TCC no Japão é apenas grande relatório que atrapalha nossa procura de emprego, o que ocorre no último ano ( quarto ano ) da faculdade.

  ( Como todos os estudantes terminam quase todas as cadeiras até terceriro ano, nós costumamos fazer TCC e mais uma cadeira no máximo no último ano. )

  Ninguem levava TCC tão sério, pois isso não ajudava nada para arrumar emprego.

  Além do mais, quem vai ler TCC é seu orientador e outros professores que avaliam seu TCC na hora de apresentação.

  Ou seja, só três ou quatro pessoas do mundo inteiro vão ler seu TCC que demora 5,6 meses para escrevê-lo.

  Eu acho melhor escrever posts no seu blog. Porque se seus posts tivessem conteúdo, centenas de pessoas vão lê-los e pode até receber comentários dos leitores.

  Pode se dizer que posts no blog contribuem mais do que TCC.

  Nessa altura do campeonato, será que vale a pena escrever TCC?

  TCC escrito por graduado desmotivado vai contribuir para o mundo acadêmico de algum jeito?

  Além do mais, você tem que enrolar no TCC só com a intenção de aumentar páginas.Explicando sobre todas as pesquisas já feitas até então na introdução, você desenvolve sua teoria furada no conteúdo, e dá sua “conclusão” que você já “sabia”( ou pelo menos imaginava ) antes da pesquisa.

  TCC não serve para nada.

  TCC serve muito bem só para os estudantes que querem seguir carreira acadêmica.

  Para quem quer se tornar professor universitário ou pesquisador, TCC é muito bom no sentido de aprender como escrever seus artigos acadêmicos.

  Então, para eles sim, TCC tem que ser obrigatório, sem dúvida.

  Contudo, para quem segue outra carreira tais como empregado na empresa privada ou servidor público no setor público, talvez deva dar outro tipo de disciplina que seja mais útil para sua carreira futura.

  O que você acha?

  ;)
   
Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics