domingo, 12 de junho de 2016

Que tal começar a praticar Kendo no Brasil!?

  Ao caro leitor

  Você conhece Kendo ( 剣道 )?

  Kendo é uma arte marcial japonesa moderna, desenvolvida a partir das técnicas tradicionais de combate com espadas dos samurais do Japão feudal, o Kenjutsu.


  Um dos meus alunos de japonês, que é Kenshi ( 剣士, praticante de Kendo ) e professor de Kendo, vai para Japão no mês que vem.

  Ele foi convidado pela federação de Kendo no Japão, e fará exame de quarto grau ( 4 dan ) lá, além de participar de treinamento exclusivo para Kenshis oriundo dos exteriores.

  É legal,ne?

  Hoje eu fui conhecer o Doujyou ( Associação de Kendo e Iaidode Porto Alegre, AKIPA ), onde ele pratica Kendou.

  Ao assistir o treinamento pela primeira vez,  eu fui surpreendido tanto com o nível alto de treinamento quanto com níveis altos dos Kenshis.

  Eu posso afirmar isso , pois eu praticava Kendo no Japão durante 8 anos na minha adolescência  e tenho primeiro grau ( 1dan ).

  As partidas entre os graduados eram impressionantes. Eles lutavam no nível bem alto, aplicando várias técnicas em cada golpe.


  Como eu sou menos graduados do que eles ( de 2 dan e 3 dan ) , eu não devo avaliar os níveis dos Kenshis, na verdade.

  Só que isso é minha opinião sincera.

  Para ser mais honesto, antes de assistir treinamento e as partidas, eu duvidava um pouco sobre os níveis dos Kenshis e a qualidade de seu treinamento.

  O meu “preconceito” foi negado em bom sentido.

  Nós sempre precisamos VER qual quer coisas com nossos próprios olhos antes de julgá-los.

  Contanto que tenha bom treinador que ensina o esporte de maneira correta, pode formar praticantes de alto nível, independente do lugar onde pratica esse esporte.

  É isso é minha conclusão depois que eu assisti o treinamento de Kendo na AKIPA.

  É bem provável que os brasileiros também pudessem ter preconceito assim contra os jogadores japoneses de futebol até há pouco tempo.

  “Os japoneses sabem jogar futebol!??”

  E outra coisa que eu notei nos Kenshis é a grande paixão pelo Kendo.

  Eu senti que eles estavam treinando Kendo com muito prazer. Ou melhor, eles estavam curtindo Kendo,  como se fosse uma coisa preciosa, com muito carinho.

  Há 2 semanas eu fui convidado para jantar realizado entre Kenshis após o seminário para Kenshis do Rio Grande do Sul.

  Naquela ocasião eu me encontrei com um Kenshi japonês mandado pela empresa japonesa. Ele praticava Kendo na AKIPA, pois ele queria fazer amigos brasileiros enquanto ele aprendia português aqui em Porto Alegre.

  Na minha frente, um kenshi brasileiro dava seguinte comentário ao respeito do Kendo desse japonês.

  “Ele não está treinando Kendo com prazer.”

  Isso quer dizer que ele estava treinando por obrigação, ou com o objetivo de fazer amigos brasileiros e melhorar seu português.

  Esse Kenshi deve ter percebido isso ao ver a atitude desse japonês no treinamento.

  Kendo é um esporte tão comum entre os japoneses que os japoneses acabam não valorizando a prazer de poder praticar Kendo como deveria.

  Eu não estou criticando esse japonês. Porque eu também sou da mesma turma.

  Depois que praticar o mesmo esporte há muitos anos, o esporte deixa de ser prazeroso e acaba sendo obrigação...

  Nesse aspecto, talvez os Kenshis no exterior valorizem mais Kendo.

  E eu gostaria de agradecer muito aos Kenshis que praticam Kendo fora do Japão,e os praticantes de quaisquer artes marciais japoneses, pois esses artes marciais fazem partes da cultura japonesa e há filosofias muito profundas neles, o que é esquecido e desvalorizado pelo próprio povo japonês hoje em dia.

  O fato de que os Kenshis brasileiros ou estrangeiros praticam Kendo serio faz com que os japoneses refletem sobre a prática de Kendo e valorizem mais a prazer de treinar Kendo.

  Ao assistir o treinamento no AKIPA, eu me lembrei da vontade enorme e a grande paixão pelo Kendo da época em que eu comecei a praticar Kendo aos 8 anos.

  No início da aprendizagem, eu achava Kendo máximo e queria derrotar todos os adversários de maneira mais linda possível que nem samurai...Eu sempre olhava as partidas dos veteranos com os olhos brilhando...

 初心忘るべからず(しょしんわするべからず)
  Não se pode esquecer a intenção inicial

  Se você quer ser SAMURAI com filosofia bem amadurecida, que tal começar a praticar Kendo no Brasil ( inclusive Porto Alegre ).Não é necessário ir até o Japão.

  Kendo vai te ensinar muitas coisas ao longo da sua vida.

  ;)


  P.S.  Talvez você possa achar seu parceiro da sua vida,pois há muitos casais entre Kenshis. ( Risos )

Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Anônimo disse...

gente mas por que essa gritaria? Eu praticava karate, apesar da voz ser usada pra enrijecer o diafrgama e dar intencidade ao golpe, não era com toda essa gritaria, parece falta de concentração... não acha japa? que tu acha?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics