domingo, 11 de setembro de 2016

A presença de estrangeiro no Japão está cada vez maior!?

  Ao caro leitor

  Eu entrei numa loja de conveniência em Osaka.

  Ao pagar na caixa, uma funcionária me atendeu. À toa eu vi uma crachá dessa moça, na qual estava escrita nome dela em Kanji.


 Pelo seu nome, eu descobri que ela era chinesa!!

 Eu me surpreendi com o fato.

  Através dos programas de TV japonesas, eu já sabia que muitos estrangeiros têm trabalhado nas lojas de conveniência nos últimos anos no Japão.

  Contudo, ela foi a primeira estrangeira que me atendeu na loja de conveniência.Ver é crer.

  Há 20 anos nenhum japonês não tinha imaginado que estrangeiros iam trabalhar numa loja tão comum como a loja de conveniência.

  Em 1994, eu trabalhava como entregador de jornal num distribuidor de jornal em tóquio, onde teve dois colegas chineses.

  Um era formado na universidade Pequim, o mais conceituado da China.Ou seja, ele era elite mesmo e ele tinha mudado para o Japão logo após o protesto na Praça da Paz Celestial em 1989, em busca de liberdade.

  Outro também tinha terceiro grau completo, o que foi considerado como a coisa de elite na China ainda naquela época. Só que o objetivo dele era juntar dinheiro, diferente da primeiro.

  Enfim, o que eu gostaria de destacar aqui é que há 20 anos já havia trabalhadores estrangeiros no Japão em alguns setores, tais como indústria automóvel e construções civis, onde não têm contato diretos com cidadães comuns.

  No entanto, o fato de ter funcionários estrangeiros na loja de conveniência indica quanto os estrangeiros são inseridos na sociedade japonesa,já que a loja de conveniência já faz parte da vida cotidiana de japonês.

  Eu acredito que ninguém conseguirá parar essa tendência. Porque o número de japonês ativo está cada vez menos devido à taxa de natalidade baixa.Então,o Japão jamais poderá sobreviver sem contar com as ajudas dos funcionários estrangeiros.

  E como eu já tratei no outro post, o Japão está tomando a medida de receber mais turistas estrangeiros, com o objetivo de aquecer economia interna, através do consumo feito por elas.

  Eu não podia deixar de sentir a grande mudança no Japão durante viagem pelo Japão.

  O Japão deve estar na fase de transição, de um país homogêneo para um país heterogêneo.

  ;)

Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Anônimo disse...

Se não me falhe a memória, a primeira vez que ouvi falar da presença de imigrantes chineses foi na distante década de 70 e acho que foi lendo a Shōnen Magazine (週刊少年マガジン) que falava sobre Agnes Chan e sua famíla. Naquela época, ela já fazia muito sucesso mas a colônia chinesa sempre foi grande e a presença mais notável está em Yokohama Chinatown (横浜中華街, Yokohama Chūkagai).

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics