terça-feira, 7 de fevereiro de 2017

Aula de japonês para vietnamitas no centro comunitário!?

  Ao caro leitor

  Eu e minha filha fomos para Fukuyama, perto de Hiroshima ( quase duas horas de trem ) no final de semana passada, para visitar minha ex-colega da JICA, que veio ao Brasil junto comigo em 1998.


  Essa ex-colega, Junko, que dava aula de japonês em Porto Alegre durante 3 anos, ensina japonês para os vietnamitas no centro comunitário nos domingos como voluntária.

  Junko nos levou para conhecer essa turma e nos apresentou para os alunos vietnamitas e outros professores japoneses.

  Haviam cerca de 15 alunos e 10 professores japoneses na turma.

  A faixa etária dos vietnamitas eram entre 20 e 30 anos. Eles trabalham como estagiários na empresa japonesa de pequena porte legalmente durante 3 anos.

  Se a lei for aprovada, eles podem ficar no Japão durante 5 anos no máximo..

  A grande maioria dos professores japoneses era aposentado, cuja faixa etária era entre 65 e 75.Eles ensinam japonês para os vietnamitas com prazer, sem remuneração, já que eles querem se sentir úteis na sociedade, além de gostarem de intercâmbio.

  Na aula, um professor japonês dava aula de japonês para um aluno específico individualmente. Então, cada aluno podia estudar o que quiser usando seu material preferido.

  Junko me apresentou 3 alunos mais avançados da turma ( 2 moças e 1 moço ), que se passaram na prova de proficiência N2 recentemente e eu conversei com eles sobre vários assuntos durante 90 minutos.

  Foi o primeiro contato com vietnamita na minha vida.

  Como eles trabalham durante dia inteiro, eles revelaram que não tinham como fazer amigos japoneses. E me contaram que essa aula de japonês ajuda muito tanto para fazer amigos japoneses quanto para melhorar seu japonês.

  Como eles não ganham bem e nem têm muito tempo, eles não podem viajar pelo Japão.Alguns até mandam dinheiro para sua família na Vietnã.

  Segundo eles, quando eles sabem falar japonês bem, seu salário vai dobrar no seu país.Por isso mesmo, eles estão se esforçando apesar de não ter muito tempo para estudar.

  Uma moça de 28 anos que deixou um filho de 7 anos e seu marido sem emprego fixo no seu pais me revelou que quer ser professora de japonês quando voltar ao seu país, mesmo que não ganhe bem na Vietnã.

  Todos me deram impressão de que eles queriam ser promovidos através da sua experiência profissional no Japão, inclusive seu japonês.

  Após a aula, os professores japoneses levaram todos os alunos vietnamitas de seus carros para outro centro comunitário ainda maior, onde se realizou a festa internacional.

  A grande maioria dos vietnamitas vestiu Kimono e tirou a foto juntos como boa lembrança.


  Para alunos vietnamitas que não têm muitas opções de lazer, eu achei este tipo de intercâmbio muito legal tanto para os idosos japoneses quanto para os vietnamitas.

  ;)

Comentários
0 Comentários

Nenhum comentário:

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics