segunda-feira, 13 de março de 2017

No Japão, apresentar seu namorado para seus pais significa!?


  Ao caro leitor

  Quando eu fui ao Japão em janeiro deste ano, eu me encontrei com meu ex-aluno brasileiro lá.

  Eu já escrevi sobre isso num post no meu blog.


  Ele está fazendo doutorado na universidade Tsukuba como bolsista do governo japonês.

  Ele trabalha num laboratório na universidade, onde tem muitos colegas estrangeiros.

  Durante a conversa com o meu ex-aluno, ele me falou que um dos colegas dele que tem namorada japonesa desabafou para ele.

  O assunto do desabafo da colega dele foi seguinte.

  “Mesmo namorando há anos, a namorada japonesa nem apresenta pais dela para ele. Será que ele está sendo mal tratado por ela, pois ele é estrangeiro!?”

  Ao ouvir esta história, foi difícil de conter a risada, porque o colega dele estava totalmente enganado.

  Para que ele entenda a situação melhor, eu expliquei sobre costume e pensamento de japonês.

  Antes de mais nada, a grande maioria dos japoneses não revela que eles têm namorados para seus amigos

  Se eles nem revelam a existência dos namorados para seus amigos, imagina para seus pais.

  Os japoneses em geral não revelam que eles têm namorados para seus pais.

  Se eles não revelam a existência dos namorados, como é que eles podem apresentar seus namorados para seus pais pessoalmente!????

  É impossível, ne?

  Aliás, no caso extremo, a mulher apresenta seu namorado para seus pais pessoalmente só quando o casal vai visitar a casa de pais da mulher com o objetivo de pedir “a autorização” de casamento para eles.

  Ou seja, os pais sabem que sua filha tem namorado e ela vai se casar com esse homem no mesmo dia!!

  Não dá para acreditar,ne?

  O pior é que isso não é caso muito raro no Japão.

  Então, eu pedi ao meu ex-aluno para passar seguinte comentário ao respeito para colega dele.

  “Você não está sendo mal tratada por causa de discriminação racial. Se sua namorada japonesa ainda não apresentou pais dela para você, isso significa que ela ainda não vai se casar contigo. Contudo, caso ela quiser te apresentar os pais dela, você tem que se preparar para o casamento com ela.”

  Ou seja, conhecer os pais dos seus namorados significa que você está preste a se casar com seu namorado ou sua namorada.

  Diferente de 10, 20 anos atrás, hoje em dia, muitos japoneses estão revelando a existência dos seus namorados para seus amigos.

  Mesmo assim, a grande maioria dos japoneses ainda não revela a existência dos namorados para seus pais....

  Aqui no Brasil, logo que você arrumar namorados, ela ou ele vai apresentar seus pais.

  Eu vejo tanto vantagens quanto desvantagens ao respeito.

  Não sei qual jeito é melhor.

  ;)

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Gabrielle disse...

Japoneses ganham de lavada no quesito "bons costumes" sobre os brasileiros, mas acho que aqui a gente ganha. Deus me livre minha filha namorar anos com um rapaz que eu não sei de onde veio, se é saudável, se tem boa influência, se a respeita, se tem família, se tem bons planos ou pensamentos a respeito dela. Quem a gente namora influencia muito nossa vida é comportamento. Como poderia conhecê-lo quando ela fosse se casar? Jamais, isso é bem estranho é perigoso, pra mim né, mas entendo que a questão cultural tem muito peso aqui...

Ana disse...

Bom ponto! É um dilema, pq se por um lado os namoros aqui são cheio de regras, por outro, ao se relacionar com estrangeiros, japoneses confundem muito as reais intenções destes. Esta japonesa tem sorte deste estrangeiro em questão ser um cara sério que deseja conhecer a família dela, não é o caso de boa parte dos estrangeiros que se envolvem com japonesas mais por um fetiche do que pela pessoa. Isso é uma extensa discussão, pq se por um lado não há nada de errado em desejar alguém por outro quando vc deseja por motivos tão superficiais alguma das partes sempre acaba sofrendo. Neste ponto essa demora em apresentar a amigos e parentes e prejudicial pq os pais e amigos são muito bons em perceber estes detalhes das relações.

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics