segunda-feira, 17 de abril de 2017

Você prefere uma sociedade onde valoriza estudo ou não!?

  Ao caro leitor

  No curso de português para estrangeiros que eu tenho feito desde março, eu tive a oportunidade de conversar com uma colega chinesa sobre trabalho no seu país.

  E a gente falou sobre salário.


  Ela falou que garçom ganharia entre 350 e 500 dólares na China.

  E eu lhe informei que garçom ganharia 1000 dólares no Japão.

  Ela se surpreendeu ao respeito um pouco. No entanto, considerando o custo de vida no Japão, o salário do garçom não é nada infelizmente.

  Aliás, é extremamente difícil sobreviver só com 1000 dólares, caso você quiser morar num apartamento sozinho em Tóquio. E eu imagino que é difícil sobreviver só com 350 dólares em Beijing também.

  Aí eu fiz a seguinte pergunta para ela.

  “Quanto você ganharia na empresa logo que você se formar na universidade?”

  Ela me respondeu que ganharia 3000 dólares americanos.

  Agora foi a minha vez de ficar com surpresa!!

  3 mil dólares!??

  No Japão, a grande maioria dos recém-formados ganharia apenas 2 mil dólares.

  Claro que algumas empresas, principalmente do TI, oferecem salários bem altos para recém-formados. Contudo, elas são exceções.

  Será que só os universitários que estudam português ganhariam salários tão altos???

  Ou os universitários em geral ganhariam 3 mil dólares em média na China???

  Enfim, eu fiquei com a vontade de ir à China para trabalhar...

  Só para você ter uma ideia, eu vou lhe informar que os salários de recém-formados no Japão são mais ou menos seguintes valores conforme seu grau de escolaridade, seja no setor público, seja no setor privado.

  • Segundo grau completo    1500 dólares
  • Terceiro grau completo     2000 dólares
  • Quem tem mestrado          2200 dólares


  Como você pode notar, não há tanta diferença salarial dependendo de grau de escolaridade.

  Na verdade, a diferença de salário vai aumentando ao longo da sua carreira. Entretanto, mesmo que você tem só segundo grau completo, você pode ganhar mais do que quem tem terceiro grau completo, caso você consiga trazer melhores resultados durante bom tempo e consiga promoção na empresa.

  Considerando todas as informações citados acima, pode se dizer a seguinte coisa.

  O Japão é um país que não valoriza tanto o estudo. Em outras palavras, o Japão é um país que não desvaloriza trabalho simples, mão de obra.

  Então, não vale tanto dedicar no estudo, já que seu esforço não se reflete no seu salário direto como deveria.

  Sendo assim, muitos japoneses de qualidade procuram empregos nas empresas estrangeiras que pagam salários mais altos conforme seu desempenho.

  Por outro lado, essa menor diferença salarial está contribuindo para construir uma sociedade mais segura que tem menos desigualdade.

  Não sei se isso é justo ou correto.

  A meu ver, o Brasil é muito mais parecido com a China.

  Se eu soubesse que ganharia salário mais alto conforme suas notas na universidade, eu teria dedicado mais para o estudo....

  Eu fiquei indignado um pouco com o salário inicial da colega chinesa.

  Bom. Que tipo de sociedade você prefere???

  ;)

Comentários
1 Comentários

Um comentário:

Anônimo disse...

prefiro o jeito japa, pelos motivos que o cara no comentário do facebook falou

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics