terça-feira, 25 de julho de 2017

Para aprender a falar japonês bem, evitar morar em 3 províncias!?.

  Ao caro leitor

  Eu já tive aulas de japonês com certo número de alunos brasileiros que moram no Japão.

  Aí eu notei uma coisa.


  Geralmente, os alunos que moram nas províncias Aichi ( 愛知 ), Shizuoka ( 静岡 ) e Gunma ( 群馬 ) são alunos iniciantes, que falam japonês bem pouco mesmo morando no Japão durante 8,9 e 10 anos.

  E os alunos que moram nas outras províncias são alunos de nível intermediário. Eles falam japonês muito bem, mas têm certa dificuldade em ler textos mais avançados.

  Sabe por que acontece isso?

  Porque a grande maioria dos brasileiros que moram naquelas três províncias citadas trabalha nas fábricas, onde tem muitos funcionários brasileiros. E eles se comunicam com seus colegas só em português.

  Aichi, Shizuoka e Gunma são províncias onde tem grande comunidade brasileira. Eu imagino que eles podem levar uma vida cotidiana sem falar japonês, já que tem tudo lá.

  Por outro lado, os brasileiros que moram nas demais províncias precisam se virar tanto no trabalho quanto na vida cotidiana, já que há pouquíssimos brasileiros que lhes ajudam.

  Eu não estou querendo criticar os brasileiros que moram nessas três províncias de jeito nenhum. Eu estou lhe apresentando uma observação minha só.

  O ambiente em que você vive influencia bastante no seu desempenho de um idioma.

  Depois de ter morado no interior de São Paulo por três anos, eu me mudei para Porto Alegre. Porque eu quis me afastar da comunidade japonesa. Morando no Brasil, por que eu preciso conviver com os japoneses???

  Se eu gostasse tanto de japoneses, eu não deveria ter vindo para cá. Eu deveria ter morando no Japão para conviver com os japoneses.

  Como eu queria conhecer outra cultura, eu escolhi Porto Alegre como a segunda terra natal. Caso eu quisesse a cultura mais brasileira, talvez eu pudesse ter escolhido Salvador. Contudo, eu gostava mais de estilo “europeu”.

  Se eu posso escolher outra cidade brasileira agora, eu escolheria Florianópolis. Porque lá tem praias bonitas e a cidade não é tão grande. Eu acredito que é bom de viver lá.

  Se você está pensando em morar no Japão, eu te aconselho a morar em lugares onde têm menos brasileiros.

  Hakata seria uma ótima opção, pois a cidade se localiza no ponto estratégico onde tem fácil acesso para quaisquer lugares. Como a cidade é relativamente grande, você pode adquirir quaisquer produtos. Ainda por cima, o custo de vida não é tão alto como em Tóquio.

  Okinawa também é outra boa opção, caso você gostar de experimentar um clima tropical. Como não tem inverno lá, você pode levar uma vida confortável ao longo do ano. E com certeza, você vai se relacionar com os japoneses do local intensivamente e será tratado bem. E o custo de vida é muito baixo.

  Em qual cidade você quer morar no Japão??

  ;)

Comentários
2 Comentários

2 comentários:

Haysten disse...

Com certeza, a imersão na língua é essencial, porém pra iniciantes de nihon-go morar nessas províncias se torna questão de sobrevivência quando vc está em família (2 filhos). Mas óbvio, como estamos no Japão a gente quer ter uma vida japonesa o mais rápido possível. Tanto que os dois filhos estão em escolas japonesas, e nós o casal estamos estudando nihon-go.

Anônimo disse...

Acho que os brasileiros nao aprendem japones pq trabalham muito e mal sobra tempo pra estudar...mas vc tem razao,eu queria ir pra okinawa estudar! nossa! praia,pessoas sem stress, eles dancam,cantam...sera que eh assim mesmo ou eh apenas um estereotipo?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
Web Analytics